quarta-feira, 31 de julho de 2013

Homilia Diária

Um tesouro para o nosso coração

O Reino dos Céus é um verdadeiro tesouro escondido. Tesouro para a nossa alma. Um tesouro para o nosso coração.
Hoje, a liturgia nos dá a graça de celebrarmos Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus (os jesuítas), tão importante na evangelização do Brasil.
Lembrando os seguidores de Santo Inácio entre nós, tivemos o padre Manoel da Nóbrega, o beato José de Anchieta e tantos outros. E, é claro, lembramos nesse dia do Papa Francisco, que também pertence à Companhia de Jesus.
Santo Inácio de Loyola foi muito importante pelos seus “exercícios espirituais”, que nos ajudam a meditar com muita profundidade e fazermos o discernimento do que é de Deus e do que não é de Deus, daquilo que edifica a alma e daquilo que não a edifica.
Por isso, a riqueza de Santo Inácio de Loyola nos ajuda a compreender a importância do Reino dos Céus em nossa vida, porque esse Reino é um verdadeiro tesouro escondido para nossa alma. Um tesouro para o nosso coração.
Esse Reino é comparado a pérolas preciosas. Quando alguém encontra um tesouro, ele o esconde num lugar muito especial. Primeiramente, para proteger, guardar, ter segurança. E também para não perder esse tesouro.
Ninguém quer perder tesouro, ouro ou uma pérola de valor inestimável. Aí, eu quero dizer a você: não existe nada mais precioso, mais valoroso – para aquele que encontrou o sentido da vida no Evangelho de Cristo – do que o próprio Jesus.
Mas se você não cuida, não valoriza, não dá valor a bem, corre o risco de perdê-lo!
Que preciosa é a Palavra de Deus! Que respeito eu preciso ter para com ela! Que lugar especial deve ocupar a Palavra de Deus na minha vida, de modo a não considerá-la como uma coisa entre tantas outras coisas!
Se eu sei dar valor ao tesouro, esse tesouro faz da minha vida também uma coisa muito preciosa.
Que Deus abençoe você. E que no dia de hoje, você saiba discernir o que é de Deus daquilo que não é de Deus. 
Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário