sexta-feira, 14 de junho de 2013

Homilia Diária - Não deixe crescer em seu coração os desejos impuros

Todo pecado nasce do desejo. O que precisamos fazer é combater os desejos pecaminosos, porque, muitas vezes, alimentamos desejos que começam pelo olhar da cobiça, da malícia… Assim crescem em nós os desejos impuros.
Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno” (Mt 5,28-29).
Na verdade, Jesus está nos chamando a purificar os nossos membros, não deixar que nenhum deles esteja a serviço da impureza e da maldade: nossos olhos, mãos, ouvidos, coração, nossa língua… Enfim, tudo aquilo que nós somos – corpo, alma e espírito –, é lugar da morada de Deus.
Não pense que, segundo o exemplo que o próprio Evangelho nos deu, cometer adultério é, simplesmente, estar com uma outra pessoa que não lhe pertence. Todo pecado nasce do desejo. O que precisamos fazer é combater os desejos pecaminosos, porque, muitas vezes, alimentamos desejos que começam pelo olhar da cobiça, da malícia… Assim crescem em nós os desejos impuros.
O Evangelho nos chama, hoje, a viver a pureza de coração. E a maneira de vivê-la é purificando nosso interior, nossos membros; tirarmos, de dentro do nosso coração, todos aqueles desejos que não estão de acordo com a vontade do Senhor.
Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário